TREINAMENTOS

TREINAMENTOS

ESPAÇO PARA TREINAMENTOS DE ACORDO COM A NECESSIDADE DA EMPRESA


São imprescindíveis os treinamentos frequentes, e alguns são obrigatórios para obedecer às normas de segurança e saúde no trabalho.

A Phactos  oferece treinamentos  para diferentes necessidades das empresas, seja em nosso CENTRO DE TREINAMENTO, com amplo espaço, totalmente equipado, salas de aulas, simuladores e EPIs ou, dentro do ESPAÇO CORPORATIVO, pois, nem  sempre é possível deslocar toda uma equipe para fora da empresa.

Fornecendo os conhecimentos necessários de forma integrada e exclusiva, moldando o funcionário de acordo com a necessidade da empresa e atendendo a legislação vigente.

Nosso objetivo é compartilhar conhecimentos que resultem em melhores níveis de desempenho.

conheça

nosso centro

de treinamentos

Nossos recursos

 

  Oferecemos uma ampla variedade de serviços

para atender cada tipo de negócio. 

 

Centro de Treinamento

CENTRO DE TREINAMENTO da Phactos, está localizado na cidade de Limeira - SP, de fácil acesso, com amplo espaço, totalmente equipado, salas de aulas, simuladores e EPIs.
Instrutores

Nossos instrutores possuem vasta bagagem e conhecimento de mercado, pois trabalham de maneira efetiva e diária em contato com a realidade dos conteúdos que ministram, aperfeiçoando suas técnicas e adquirindo proficiência, contribuindo, assim, para a atualização constante dos treinamentos oferecidos.

Material didático personalizado 

Os materiais didáticos da Phactos consiste em apostilas, slides, provas, exercícios, estudos de casos, formulários padrões com base nas normas regulamentadoras e vídeos que são utilizados para enriquecer os treinamentos.
new_icons
Discussão entre alunos

 Através de simulações com base em casos reais, o participante é estimulado a refletir sobre os assuntos discutidos no grupo.

Nossas Aulas

Os profissionais da Phactos conduzem as aulas de uma maneira ímpar, envolvendo os participantes atuando com técnicas pedagógicas que melhoram o aproveitamento do aluno. .
Vídeos de treinamentos

Você sabia que retém 50% de aprendizado apenas em ver e ouvir? Nossos conteúdos em vídeos turbinam as aulas.

Brigada de Incêndio - NR 23

O que é Brigada de Incêndio?

É a composição de uma equipe formada para a atuação no combate ao princípio de incêndio, no abandono de área e na aplicação de primeiros socorros em edificações ou indústrias, visando proteger a vida, o patrimônio e o meio ambiente. Na chegada do socorro especializado, a equipe passa a atuar no apoio.

Por que fazer Treinamento de Brigada de Incêndio?

Para atuar de forma correta em caso de sinistros.

Regulamentação: Lei 6.514 de 22/12/1977 e Portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego. (NR – Norma Regulamentadora – nº 23) e IT 17 (Instruções Técnicas) Decreto Estadual nº 56.819, 10/03/2011 do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Carga horária:

Básico – 4 horas;
Intermediário – 8 horas;
Avançado – 24 horas;


Primeiros Socorros

O que são Primeiros Socorros?

Primeiros socorros são os atendimento iniciais, prestados no local do acidente, provisório com intuito de garantir a vida e evitar que os ferimentos que a pessoa já adquiriu no acidente não se agravem.

Por que realiza-lo?

É imprescindível estar preparado para socorrer algum colega de trabalho quando ocorrer um acidente. O preparo só se dá com conhecimento teórico e prático, utilizando as técnicas e métodos mais modernos para garantir que o socorro seja eficiente e eficaz.

Regulamentação: Norma Regulamentadora 07 – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – PCMSO.
Diversas Leis municipais sobre a obrigatoriedade de Treinamento de Primeiros socorros em escolas , creches, academias, locais de reunião de público, etc.

Carga horária: É definida pelos responsáveis técnicos da empresa.


Líquidos Inflamáveis - NR 20

O Treinamento NR 20 – Segurança no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis realizado pela Phactos capacita os profissionais nas áreas de manutenção, inspeção (para instalações classes I, II e III, seguindo classificação da NR20), e profissionais envolvidos na operação e atendimento a emergências (para instalações classe I). Apresenta noções elementares sobre os riscos envolvidos nas atividades de manuseio de líquidos combustíveis e inflamáveis a fim de garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

Por que fazer Treinamento de Emergências Químicas?
Para atender a Norma Regulamentadora nº 20.

Regulamentação: Lei 6.514 de 22/12/1977 e portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego. (NR – Norma Regulamentadora – nº 20).

Especificação do treinamento:

INTEGRAÇÃO - Classe I,II e III
A quem se aplica: Trabalhadores que adentram na área e NÃO mantêm contato direto com o processo ou processamento.
Carga Horária: 4 horas

BÁSICO -  Classe I,II e III
A quem se aplica: Atividade específica, pontual e de curta duração.
Carga Horária: 8 horas
Periodicidade: Trienal

INTERMEDIÁRIO - Classe I,II e III
A quem se aplica: Atividade específica, pontual e de curta duração.
Carga Horária: 16 horas
Periodicidade:  Bienal

* INTERMEDIÁRIO - Classe I
A quem se aplica: Operação e atendimento a emergências.
Carga Horária: 16 horas
Periodicidade: Bienal

AVANÇADO I -  Classe II
A quem se aplica:  Operação e atendimento a emergências.
Carga Horária: 24 horas
Periodicidade: Anual

* AVANÇADO II - Classe III
A quem se aplica: Operação e atendimento a emergências.
Carga Horária: 32 horas
Periodicidade: Anual

* ESPECÍFICO - Classe II e III
A quem se aplica: Segurança e saúde no trabalho.
Carga Horária: 16 horas

Do treinamento básico ao específico a capacitação é para os trabalhadores que adentram na área e mantêm contato direto com o processo ou processamento.
A atualização dos treinamentos é de 4 horas na periodicidade mencionada acima.


Espaços Confinados-  NR 33

O que é Espaço Confinado?

Espaço Confinado é qualquer área ou ambiente não projetado para ocupação humana contínua, que possua meios limitados de entrada e saída, cuja ventilação existente é insuficiente para remover contaminantes ou onde possa existir a deficiência ou enriquecimento de oxigênio.

Por que fazer Treinamento de Espaço Confinado?

O espaço confinado é um ambiente altamente perigoso com riscos altíssimos de acidentes. Por esta razão, é extremamente importante treinar os trabalhadores envolvidos, além de estar regularizado com a legislação vigente.

Regulamentação: Lei 6.514 de 22/12/1977 e Portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego. (NR – Norma Regulamentadora – nº 33).

Especificação do treinamento

Os trabalhadores que vão exercer a função de “Trabalhadores e Vigia” devem realizar 16 horas de treinamento de formação.
Os trabalhadores que vão exercer a função de “Supervisor de entrada” devem realizar 40 horas de treinamento de formação;
Já, para capacitação periódica para “Trabalhadores e Vigia” se aplicam 8 horas de treinamento, inclusive, para o “Supervisor”.


Trabalho em Altura -  NR 35

O que é Trabalho em Altura?

Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda.
A Norma Regulamentadora nº 35 é composta pelo ANEXO I que trata sobre “Acesso por corda”. Se esta for a situação de acesso dos trabalhadores de sua empresa, consulte-nos.

Por que fazer Treinamento de Altura?

Um acidente de altura geralmente é muito grave podendo levar a óbito. Portanto, diante dessa situação, a proteção do trabalhador é a maior razão para executá-lo, como também para cumprir com a legislação.

Regulamentação: Lei 6.514 de 22/12/1977 e Portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego. (NR – Norma Regulamentadora – nº 35)

Especificação do treinamento

Esse tipo de treinamento abrange parte teórica e prática em alguns níveis, consulte-nos.

Carga horária: Baseado na Norma Regulamentadora a carga horária mínima é de 8 horas para formação. No entanto, alguns segmentos realizam 16 horas de treinamento.

Os trabalhadores devem receber treinamento periódico bienal e sempre que ocorrer quaisquer das seguintes situações:

  • Mudança nos procedimentos, condições ou operações de trabalho;
  • Evento que indique a necessidade de novo treinamento;
  • Retorno de afastamento ao trabalho por período superior a 90 dias;
  • Mudança de empresa.
  •  
Observação: O treinamento periódico bienal deve ter carga horária mínima de 8 horas.

CIPA - NR 5

O que é a CiPA?

É a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes formada por indicados do empregador e representantes dos empregados.

Porque fazer Treinamento de CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)?

Para treinar os cipeiros com o objetivo de identificar/prevenir os riscos de acidentes.

Regulamentação: Lei 6.514 de 22/12/1977 e Portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego. (NR – Norma Regulamentadora – nº 5)

Tenho que formar CIPA?

A constituição da CIPA depende de alguns fatores como quantidade de colaboradores e CNAE (Código Nacional de Atividade Econômica).

A Phactos auxilia no estudo com base na NR 04 (SESMT) e NR 05 (CIPA). De forma que, ao analisar o CNAE, será encontrado o Grau de Risco que levará ao grupo correspondente ao setor econômico pelo qual é possível dimensionar a CIPA.

Quando a empresa estiver desobrigada de constituir CIPA, apenas deve indicar um designado que seja contratado por regime de CLT, o qual deverá receber o Treinamento de CIPA.

Carga horária: 20 horas


Uso e Conservação de EPI NR 6

O que é EPI?

Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo ou produto, de uso individual do trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçarem a segurança e a saúde no trabalho.

Por que realizar o Treinamento de EPI?

Porque para o atendimento dessa Norma Regulamentadora, as empresas precisam fornecer, treinar e fiscalizar o uso dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.
O Treinamento oferecido pela Phactos tem como objetivo a conscientização dos colaboradores quanto ao uso correto, guarda e conservação dos EPIs – Equipamentos de Proteção Individual.

Regulamentação : Lei 6.514 de 22/12/1977 e Portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego. (NR – Norma Regulamentadora – nº 6)

Carga horária:   É  definida pelos responsáveis técnicos da empresa considerando exposição ao risco, tipo de equipamento a ser usado e sua complexidade.


Segurança na Operação de Empilhadeiras e Ponte Rolante - NR 11

Por que fazer Treinamento de Segurança na Operação de Empilhadeira e Ponte Rolante?

Aperfeiçoar o profissional para operar empilhadeiras, ponte rolante  utilizando técnicas específicas para o armazenamento, empilhamento e transporte de cargas, respeitando a legislação vigente, definindo medidas de proteção a fim de preservar a integridade física e garantir a segurança dos trabalhadores e do patrimônio.

Regulamentação: Norma Regulamentadora – NR 11 Transporte, Movimentação , Armazenagem e Manuseio de Materiais. 

Carga horária: Capacitação participantes sem experiência – Mínima 40 horas;

Capacitação participantes com experiência - Mínima 16 horas;

Atualização (Reciclagem) – Mínima 8 horas


Plataforma Elevatória - NR 18

Por que fazer Treinamento de Plataforma Elevatória?
 
Para capacitar os trabalhadores, antes de iniciarem as atividades, visando garantir a execução com segurança.
 
Regulamentação:  Norma Regulamentadora – NR 18 Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção. Lei 6.514 de 22/12/1977 e Portaria 3.214 de 08/06/1978 do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
Carga horária:  Admissional – 6 horas. Periódico – 4 horas.


Manuseio de Desfibrilador Externo Automático - DEA


O que é Desfibrilador Externo Automático (DEA)?

O DEA (Desfibrilador Externo Automático) é um aparelho portátil  emissor de descargas elétricas previamente reguladas, capazes de estimular o coração com dificuldades de contração. Utilizado em casos de arritmia ou parada cardíaca para restabelecer os batimentos normais do coração.

Por que fazer Treinamento para Manuseio do DEA?

Em locais de grandes circulações é obrigatório por lei a disponibilidade do aparelho. Nem sempre o socorro público tem tempo hábil para atender pessoas que têm uma parada  c ardiorrespiratória nesses locais. Por isso a necessidade de leigos e profissionais da saúde  conhecerem muito bem essa assistência e métodos para o uso do DEA com segurança e sejam multiplicadores da prática, salvando vidas. 

Carga Horária:  4 horas.

Seja para todos os funcionários ou para um grupo específico, temos a palestra ideal e customizável para sua empresa.

Direção Defensiva

O que é?
A direção defensiva trata-se de procedimentos corretos, seguros e responsáveis para se conduzir um veículo automotor, apesar das ações incorretas de terceiros e das condições adversas que possam encontrar nas vias de trânsito, tais como: luz, tempo, vias, trânsito, veículo e condutor .

Por que realizar?
Para prevenir ou reduzir as infrações e as possibilidades de envolvimento em acidentes de trânsito com funcionários e frotas da empresa. Além disso, a Direção Defensiva visa aperfeiçoar e possibilitar que os condutores a prevejam as possíveis situações de risco e perigo no trânsito adotando procedimentos preventivos em observância às normas de trânsito, aumentando a segurança, atenção e a cordialidade no trânsito. Evitando acidente do profissional ou de terceiros, garantindo assim uma condução segura e consequentemente lucrativa à empresa.

Carga horária:  É definida pelos responsáveis técnicos da Empresa.

Segurança no Lar


O que é?
Palestra voltada aos empregados com intuito de alertá-los sobre os perigos e riscos dentro do lar de acordo com as faixas etárias: crianças, adultos e idosos.

Por que realizar?
Essa palestra mostra que a empresa também se preocupa com o bem maior do funcionário, a família. Nessa palestra são abordados temas do cotidiano de um lar e os riscos específicos associados ao ambiente, que aos olhos de pessoas não treinadas, passam desapercebidos e com isso aumentando o risco de acidente com nossos entes queridos.

Prevenção de Acidentes para SIPAT

Animais Peçonhentos

FALE CONOSCO

Inscreva-se para receber nossa Newsletter

Share by: