HIGIENE OCUPACIONAL

HIGIENE OCUPACIONAL

IDENTIFICAR PARA SOLUCIONAR!

CONHEÇA OS RISCOS EM SUA EMPRESA.



A avaliação ambiental é o primeiro passo para garantir o controle de um ambiente seguro para o trabalho.

Análise de Riscos Ocupacionais

 A Norma Reguladora nº 9 - NR9 do Ministério do Trabalho exige a implementação nas empresas o PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) para fins de segurança do trabalho.

Nela, estão listados os riscos ambientais geradores de doenças ocupacionais e a forma correta de se elaborar, apresentar e manter um PPRA.


 Esse processo identifica os riscos associados à atividade de trabalho, de forma qualitativa ou quantitativa, com equipamentos apropriados.

Após a avaliação, são propostas medidas adequadas para gerenciar o risco.


Avaliar e diminuir os riscos no trabalho é a maneira mais eficaz de potencializar resultados de desempenho, financeiros, de redução de acidentes, de formação de consciência e de uma cultura de saúde e segurança.



Categorias de Riscos

Riscos Físicos

Se consistem nas diversas maneiras de energia as quais os trabalhadores podem estar expostos. São exemplos: ruídos, pressões anormais, temperaturas extremas, vibrações, radiações ionizantes, radiações não-ionizantes, assim como o infrassom e o ultrassom.


Riscos Químicos

São substâncias que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória. Podem ser em forma de poeira, fumo, névoa, neblina, gás ou vapor. Além disso, pela natureza da atividade de exposição, elas podem ter contato ou ser absorvidas pelo organismo por meio da pele ou por ingestão.

Riscos Biológicos

São causados por bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.


Essas são as categorias presentes na NR9. Mas para fazer um PGR completo em segurança do trabalho, é recomendado, fortemente, que você também inclua.

Riscos Ergonômicos

Estão relacionados ao estresse físico ou mental e são responsáveis por grande parte das licenças médicas. Eles envolvem movimentação repetitiva, postura de trabalho prejudicial à saúde, carga horária extensa em ambiente perigoso, pressão psicológica, entre outros.

Riscos de acidentes e mecânicos

São relativos ao espaço ou aos equipamentos mal-sinalizados, iluminados, armazenados, regulados ou utilizados. Podem ser desde uma escada muito escura até um trator sem manutenção.

Share by: